O coração quebrantado, a alma apegada ao Senhor, encontro em silêncio com a face amorosa de Deus no secreto, a leitura meditativa das Escrituras e o mistério da comunhão com Deus no íntimo são dimensões da espiritualidade cristã que curam as feridas humanas.
Como disse certo escritor: "A contemplação não é um exercício de relaxamento [...] É, acima de tudo, um relacionamento [...] Não é uma técnica [...] É uma oração sem palavras que se fundamenta o chão da fé, esperança e amor [...] É o caminho mais seguro e garantido rumo à santidade".
Ficar em silêncio, prestar atenção, estar alerta e presente diante de Deus, saborear a Palavra, tudo isso nos permite discernir a ternura com a qual Deus nos ama.
A experiência da graça nos encoraja a reconhecer nossos medos, esconderijos, nossas fantasias, nossa mentalidade de escravos. É a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento (Romanos 2:4). Ele nos ajuda a enfrentar as incertezas de nosso caráter, nossa instabilidade emocional, nosso narcisismo, nossa busca de reconhecimento e sucesso através de bens e do desencontro.
Espiritualidade sadia é aquela em que se busca uma comunhão maior com Deus, alcançando seu coração e vivendo a transformação que essa prática produz. Que haja sempre em nós esta disposição.
Pr. Dirceu Rodrigues de Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário